O Instituto de Gestão e Cidadania – IGC é uma Organização Social, nos termos que define a Lei Nº 9.637/98, de 15 de Maio de 1998.

Fundado em 22 de Dezembro de 2015, o Instituto de Gestão e Cidadania é assim denominado por entender que a gestão de excelência aplicada aos serviços públicos é um dos meios mais eficazes de se promover e honrar a cidadania.

Atuando no segmento dos serviços não-exclusivos no qual o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não-estatais e privadas na oferta de serviços que envolvem direitos humanos fundamentais, como no caso específico a saúde, o IGC tem plena noção da sua responsabilidade tanto perante a gestão pública quanto à sociedade.

No firme propósito de ser coerente com a gestão de excelência a qual nos propomos no âmbito das parcerias que firmamos, além da conformidade com a legislação e todos os protocolos que regem a área da saúde somos altamente criteriosos com a seleção, contratação e capacitação dos nossos colaboradores em todos os níveis. Por sermos uma entidade de direito privado podemos adotar normas próprias para compras e contratações cujas condições encontram-se no nosso Regulamento Próprio para Contratação de Bens e Serviços, que além dos colaboradores abrange também nossos fornecedores. Essa possibilidade de atuar conforme regras próprias nos confere flexibilidade e agilidade nos encaminhamentos das soluções e de respostas às demandas.

Atuamos na gestão de Hospitais, Unidades de Pronto-atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e em outras áreas como educação, cultura, meio-ambiente.

Missão, Visão e Valores

  • MISSÃO do IGC

Atuar como  instrumento de interesse da sociedade em colaboração com o governo, na oferta de serviços públicos de excelência com foco no cidadão-usuário e na entrega de resultados efetivos.

  • VISÃO do IGC

Tornar-se referência em gestão de serviços públicos, sendo reconhecida pelos resultados que entrega, até 2025.

  • VALORES do IGC
    • Responsabilidade;
    • Eficiência;
    • Ética;
    • Sustentabilidade;
    • Inovação tecnológica;
    • Transparência.

Modelo de Gestão

Em 2019 o IGC decidiu adotar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ por entender que o mesmo é muito aderente aos seus valores e cuja arquitetura é capaz se dar suporte ao alcance de sua missão e visão. Além disso, em função de sua flexibilidade e simplicidade de linguagem, é útil para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de empresa no setor público e privado, com ou sem ­finalidade de lucro, e de porte pequeno, médio ou grande.

 O modelo estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas. 

De forma simplificada temos a Mandala do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) que simboliza a organização como um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo, com o qual interage e do qual depende, adaptável ao ambiente e sugere uma visão sistêmica da gestão organizacional, alicerçado em 13 Fundamentos de Excelência (conceitos reconhecidos internacionalmente) e 8 Critérios de Excelência (Liderança, Estratégia e planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimento, Pessoas, Processos, Resultados).

Fonte: FNQ

Mas nem o melhor sistema de gestão do mundo funciona sem as pessoas. Temos uma equipe engajada e competente que comanda o núcleo duro das atividades do instituto. O escritório geral está organizado entre cargos e funções, da seguinte forma:

Organograma do IGC