Sobre nós
Fundado em 22 de Dezembro de 2015, o Instituto de Gestão e Cidadania é assim denominado por entender que a gestão de excelência aplicada aos serviços públicos é um dos meios mais eficazes de se promover e honrar a cidadania.
Atuando no segmento dos serviços não exclusivos no qual o Estado atua simultaneamente com outras organizações públicas não-estatais e privadas na oferta de serviços que envolvem direitos humanos fundamentais, como no caso específico a saúde, o IGC tem plena noção da sua responsabilidade tanto perante a gestão pública quanto à sociedade.
No firme propósito de ser coerente com a gestão de excelência a qual nos propomos no âmbito das parcerias que firmamos, além da conformidade com a legislação e todos os protocolos que regem a área da saúde somos altamente criteriosos com a seleção, contratação e capacitação dos nossos colaboradores em todos os níveis. Por sermos uma entidade de direito privado podemos adotar normas próprias para compras e contratações cujas condições encontram-se no nosso Regulamento Próprio para Contratação de Bens e Serviços, que além dos colaboradores abrange também nossos fornecedores. Essa possibilidade de atuar conforme regras próprias nos confere flexibilidade e agilidade nos encaminhamentos das soluções e de respostas às demandas.
Atuamos na gestão de Hospitais, Unidades de Pronto-atendimento, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial e em outras áreas como educação, cultura, meio- ambiente.
Em 2019 o IGC decidiu adotar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ por entender que o mesmo é muito aderente aos seus valores e cuja arquitetura é capaz se dar suporte ao alcance de sua missão e visão. Além disso, em função de sua flexibilidade e simplicidade de linguagem, é útil, para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de empresa no setor público e privado, com ou sem finalidade de lucro, e de porte pequeno, médio ou grande.
O Modelo estimula o alinhamento, a integração, o compartilhamento e o direcionamento em toda a organização, para que atue com excelência na cadeia de valor e gere resultados a todas as partes interessadas.
Além disso, ao adotar o MEG, os vários elementos da organização e as partes interessadas interagem de forma harmônica nas estratégias e resultados, estabelecendo uma orientação integrada e interdependente de gerenciamento.
De forma simplificada temos a Figura 2. A Mandala do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) simboliza a organização, que é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo, com o qual interage e do qual depende, adaptável ao ambiente e sugere uma visão sistêmica da gestão organizacional, alicerçado em 13 Fundamentos de Excelência (conceitos reconhecidos internacionalmente) e 8 Critérios de Excelência ( Liderança, Estratégia e planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimento, Pessoas, Processos, Resultados).
Figura 2 – Mandala do MEG e os Fundamentos e Critérios da Excelência.
O Instituto de Gestão e Cidadania possui a seguinte estrutura organizacional:
O Instituto de Gestão e Cidadania ocupa-se também de contribuir com iniciativas desenvolvidas na região. Exemplo disso é a parceria mantida com o “Tio Léo” no projeto ESCOLINHA FUTSAL FUTURO, na cidade de Barbalha, atendendo 100 crianças em diversas faixas-etárias:
- 05 a 07 anos – categoria Fraldinha
- 08 a 10 anos – categoria Mirim
- 10 e 11 anos – categoria Infantil
- 13 a 15 anos – categoria Juvenil
O objetivo social do projeto é despertar nas crianças e adolescentes o espírito esportivo associado à vida familiar e comunitária, respeito ao próximo e valorização do ser humano e da solidariedade e companheirismo. As fotos são do encerramento das atividades de 2019 e entrega de medalhas e prêmios aos atletas envolvidos.
Outras datas comemorativas são utilizadas como plataforma de ações do instituto como o Dia da Criança, onde levamos diversão e informações sobre saúde para a praça, na cidade de Mauriti.
Consultas de enfermagem, aferição de pressão, prevenção da diabetes, consulta jurídica e muita diversão fora, as atividades ofertadas. Contamos com a participação de alunos da Faculdade Pítagoras parceira nos nossos programas de estágio.
A idéia fora muito bem recebida pela população que compareceu e fez uso de todos os serviços ofertados. A ação também serviu para divulgar o instituto para a comunidade mauritiense e dar visibilidade ao nosso trabalho.
- Contrato de Gestão – UPA Horizonte
- 1º Aditivo Contrato de Gestão – UPA Horizonte
- 2º Aditivo Contrato de Gestão – UPA Horizonte
- Termo de Referência – UPA Horizonte
- Edital de Chamamento Público – UPA Horizonte
- Termo de Referência – HMSI Aracoiaba
- Edital de Chamamento Público – Aracoiaba
- Portarias – HMSI Aracoiaba
- Termo de Referencia – UPA Aracoiaba